Equidnas são mamíferos.Juntamente com os ornitorrincos,fazem parte do grupo dos monotremados, os únicos mamíferos ovíparos existentes. Em sua parte traseira e laterais o equidna é coberto com fortes espinhos.Entre os espinhos,encontramos uma pelagem grossa.




O equidna tem o focinho longo e uma língua comprida,com a qual se alimenta principalmente de formigas e cupins.Possui garras muito grandes e resistentes que o ajudam,tanto em sua procura de comida quanto em sua defesa contra predadores.







Em época de procriação,a fêmea,já fecundada põe ovos e os armazena em uma espécie de bolsa,localizada em sua barriga.Cerca de 10 dias depois,os filhotes nascem.As fêmeas não possuem mamilos assim como os mamíferos normais,no entanto, estimula a produção de leite que escorre de seus poros (apenas em sua bolsa) para que seus filhotes possam ser nutridos.



Quando seus filhotes ficam grandes demais ou já possuem espinhos,a sua mãe os deixa em uma toca segura enquanto vai em busca de alimento.Quando possuem cerca de 7 meses,os filhotes já possuem as habilidades necessárias para viverem sozinhos.